domingo, 30 de setembro de 2007

Praia de Vale dos Homens e Carriagem





A Praia de Vale dos Homens é muito tranquila e espaçosa. Para chegarmos à praia, tivemos de descer uma escadaria enorme em madeira e, depois, seguir por um passadiço também em madeira. O cheiro agradável a esteva acompanhou-nos até ao areal. A praia é rodeada por altas arribas de xisto e a disposição das rochas no mar proporciona deliciosos banhos, na baixa-mar.
A Praia da Carriagem é pequena, pouco concorrida e bastante calma. O caminho para a praia faz-se através de pinhais e das dunas, por estrada de terra batida. Para chegarmos ao areal, tivemos de seguir um trilho que desce a arriba (Não foi nada fácil descê-lo!). A praia tem uma faixa de areia muito estreita, é visível o desprendimento de rochas e de terra da arriba, que tem como vegetação enormes piteiras, não sendo, por isso, aconselhável permanecer junto à arriba. Quando a maré está vazia é possível ver um original anfiteatro natural, talhado em xisto.
Estas praias são lindas e vale mesmo a pena passar um bom bocado a olhar para aquele mar azul, de águas límpidas, que convidam a um mergulho e para os rochedos de xisto (lindíssimos!) que compõem as falésias.
Foi mais um dia, em que as praias foram as personagens principais, que passou. Era hora do jantar, no Grupo Desportivo Renascente de S. Teotónio, esperavam-nos, o Sr. Fernando e a sua família, para um ensopado de javali.

Sem comentários: