sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Praia do Carvalhal, Almograve e o Cabo Sardão







Outro dia começa, o sol desponta bem quente mais uma vez. É hora de conhecermos outras praias.
Depois de um bom pequeno-almoço, partimos de S. Teotónio e rumámos à Praia do Carvalhal.
A praia é lindíssima e única, fica situada num vale, sendo, por isso, muito abrigada. Não possui qualquer tipo de construção, completamente intocada pelo homem. Ali, reina a natureza que se encontra no seu estado mais puro. Estivemos algum tempo a admirar a paisagem e a apanhar sol.
Seguidamente, encaminhámo-nos para a Praia de Almograve. Esta é, certamente, uma das praias mais bonitas da costa alentejana. Divide-se em duas partes muito distintas: de um lado, a praia apresenta rochas e arribas de xisto; do outro, um areal louro encostado às dunas.
A praia é vigiada por nadadores-salvadores e tem parque de estacionamento, restaurante, bar, sanitários. No restaurante podem saborear-se umas sardinhas assadas ou umas lulas grelhadas, arroz de marisco, de lingueirão ou de polvo, uma feijoada de camarão (foi o nosso almoço, hum… saborosíssimo!), ou somente petiscar umas amêijoas, uns mexilhões ou uns búzios.
Após o almoço, passeámos à beira mar, com as ondas a beijar-nos os pés e o sol a acariciar-nos a pele docemente. Tomámos banho (“Vir à praia e não tomar banho é o mesmo que não vir”, diz a minha filha.), secámo-nos e encaminhámo-nos para o Cabo Sardão (uma bela costa rochosa).
Entre a Praia de Almograve e a Zambujeira do Mar fica o ponto mais ocidental da costa alentejana, o Cabo Sardão, guardado por um farol.
Caminhámos até ao farol, construído em 1915, contornámos a sua torre, de dezassete metros de altura. Soubemos, ali, que se quiséssemos obter mais informações sobre o interior do farol, da casa anexa e da vida dos faroleiros, poderíamos ligar para a Capitania de Sines a solicitar uma visita guiada.
Depois dirigimo-nos para a falésia e ficámos, ali, durante algum tempo a admirar os veios cavados nas paredes rochosas e as ilhotas semeadas aqui e ali ao longo da costa. A paisagem é simplesmente deslumbrante.
E mais um dia chegou ao fim, era necessário voltar a casa, tomar banho, jantar e ir para a cama sonhar com o mar azul, as falésias de xisto, as areias douradas, as dunas onduladas, o sol quente e sempre a brilhar…

1 comentário:

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?
k visita tao simpática, as tuas férias no ano passado estao um encanto...realmente tens imensa razao.
as tuas novidades tb estao um mimo,parabens.
uma excelente semana p ti, fika bem.
jinhos****