domingo, 9 de setembro de 2007

Zambujeira do Mar







Finalmente, conseguimos visitar Zambujeira do mar.

Zambujeira do Mar é a freguesia mais pequena do concelho de Odemira. A sua costa está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A beleza selvagem das falésias e as pequenas praias aconchegantes fazem-nos sentir no paraíso.
A sua principal actividade é o turismo, mas há também a agricultura, a pecuária e a pesca. Encontramos também aqui, em redor da aldeia, alguns empreendimentos de qualidade destinados ao turismo rural.
Em Agosto realizam-se os três maiores eventos de Zambujeira do Mar: o Festival do Sudoeste, considerado já, por muitos, o maior dos festivais de música de Verão do país; a 15 de Agosto decorrem as festas religiosas e a procissão de Nossa Senhora do Mar, padroeira da aldeia; a 29 de Agosto, a feira anual.
A colectividade da terra é a Associação Cultural e Recreativa Zambujeirense. Esta colectividade organiza ao longo do ano diversas actividades lúdicas, culturais e desportivas.

O festival

O festival é realmente o grande acontecimento de Zambujeira do mar. Vêm pessoas de todos os cantos do país e também do estrangeiro. Encontrámos “jovens” de todas as idades. Havia carros estacionados e tendas montadas por todo o lado. Os carros eram todos da mesma cor, apresentavam-se cobertos de um pó avermelhado, a única parte do carro que estava mais ou menos limpa era o pára-brisas e não adiantava lavá-los, nos minutos seguintes voltavam ao mesmo, porque o acesso a algumas praias era através de estradas de terra batida e o local do festival, a Herdade da Casa Branca, também tinha pó com fartura.
O calor intenso que se fazia sentir, levava os jovens a tomarem banho não só na praia, mas também nas estações de serviço, nas lavagens de automóveis (Só visto!).
Dormiam por todo o lado, nos parques de campismo, nos pinhais, na praia, na relva de alguns jardins, em tendas, em sacos camas ou apenas com a roupa com que estavam vestidos.
Alguns habitantes daquelas redondezas, principalmente os mais idosos, olhavam toda aquela juventude com alguma desconfiança: eram as roupas, eram os penteados (cabelos que já não viam o pente há muitos dias), era o à vontade daqueles seres para fazerem coisas, como tomar banho num local onde se lavam os carros, sem se incomodarem com o que cada um pudesse pensar. “Já conseguimos lidar melhor com estas modernices”, dizia o Sr. Manuel. “No princípio, custou-nos, não estávamos habituados, nós somos mais pacatos e isto é tudo uma grande confusão, muita gente, muito barulho, muito lixo.”
O Festival Sudoeste aconteceu pela primeira vez em 1997 e é um dos mais relevantes festivais de Verão, a par dos nortenhos Vilar de Mouros e Paredes de Coura. Este decorre sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto. Zambujeira do Mar tornou-se assim, desde logo, na capital da música e é literalmente invadida por milhares de pessoas.

Bem, já chega de falar do festival, vou continuar a descrever-vos as lindas praias que encontrámos no sudoeste alentejano, mas não agora.


Até breve!