segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um pequeno grande mundo dedicado às crianças

Portugal dos Pequenitos e dos Granditos também, pois todos ficamos fascinados com a pequena grande obra do médico Bissaya Barreto.

Portugal dos Pequenitos pode definir-se como "uma nação ao mesmo tempo imensa e minúscula, obra-prima da arte e de gosto, síntese do Portugal arquitectural e folclórico".

As fotografias que vos tenho vindo a mostrar - Portugal dos Pequenitos - são da obra idealizada e construída pelo Professor Dr. Bissaya Barreto, com a colaboração de um grande vulto da arquitectura portuguesa que foi o responsável pelo projecto - Cassiano Branco. É o precursor dos parques temáticos hoje existentes e dedicados às crianças. A escala da sua construção é feita à medida das crianças que aprendem brincando. O autor pretendeu fazer ali a apologia do Império Colonial. Esta razão política contribuiu para a sua construção. É hoje o monumento com maior número de visitantes na cidade de Coimbra. Todos os conjuntos miniaturais dedicados ao Império Colonial, aos mais importantes monumentos portugueses e às casas tradicionais são dignos de ser visitados periodicamente.











Porco com ananás
carne de porco
ananás
toucinho fumado (bacon)
1/4 pimento verde
!/4 pimento vermelho
1 cabeça de nabo
0,5dl de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
polpa de tomate
2dl de cerveja
1 malagueta grande
1 limão
salsa
sal

Coloque ao lume numa frigideira com o azeite, a cebola e os dois dentes de alho picados e deixe alourar um pouco.

Junte a carne cortada aos cubos, a malagueta às rodelas e deixe fritar. Tempere com um pouco de sal.

Corte o toucinho fumado às tiras e adicione ao preparado.

Pique a cabeça de nabo e junte à carne.

Corte os pimentos aos cubinhos e adicione também. Deixe cozinhar.

Junte a polpa de tomate e envolva bem, até que o preparado tome a cor do tomate.

Deixe cozinhar 4 a 5 minutos.

Junte a cerveja e deixe cozer mais 40 minutos. Finalmente, corte em pequenos cubos meio ananás e junte ao cozinhado. Envolva bem, deixe apurar mais uns minutos.

Sirva numa travessa e decore com um raminho de salsa. Acompanhe com batatas fritas, puré de batata ou arroz branco.

Prémio e Desafio

Recebi destas meninas - madebychocolate.blogspot.com e graficospontodecruz.blogspot.com - o seguinte prémio e desafio:


Regras:
1. Indica 7 amigas que sejam generosas, espontâneas e alegres (amigas dos seus amigos)
2. Indica a pessoa que te deu o prémio.
3. Responde a estas duas perguntas...

Qual a tua virtude?
Sou amiga dos meus amigos e sou uma pessoa leal.


Qual o teu maior defeito?
Sou um pouco crítica e orgulhosa.

Passo o prémio e o desafio às meninas que me visitam e que me deixam sempre uma palavrinha.

Beijinhos para todas!

Trabalhinho: uns chinelinhos para a Patrícia (Espero que ela goste!)





How Well Do You Know Your Man?

What You Know About Your Guy: Practically Everything

You have gotten to know your man really well

From his hopes and dreams to favorite things...

You definitely have enough info to figure out if he's *the* guy

In fact, you may know him a little better than you know yourself

12 comentários:

SANDRA RIBEIRO disse...

Ola...

      (` ~ ' ~´)
      //. o . o \\
_o0o_(´' (_O_)'`)_o0o__


São flores perfumada com AMIZADE!!
Seu anjo colheu...
e fez um lindo buquê
...e eu pedi a ele
para entregar a você !!

..........{@}*{@}
......{@}*{@}*{@}*
*{@}*{@}*{@}*{@}*
...{@}*{@}*{@}*{@}
......*;;;{@}*{@};;;*......
.........*\.\.{@}././*
........._.\.\.\../././._gosto
......./......\.\.Y././.....\muito
......(........=(..)=.......)de você ¡!
.........\___./.(.(\.___/
................\.).).)
..................(.

uma optima semana
beijossssssssssss
tudo lindooooooooo

Unknown disse...

Vim aqui retribuir a visitinha que fizeste no blog das oficinas. Muito obrigada pelo comentário. Esse cantinho está em stand by por não termos tempo para repôr material mas no "arRanha no Trapo" é que temos o nosso espaço de blog actualizado. Visita-nos, e comenta-nos tá? Beijinhos da Ana Crisina

Feltro em casa disse...

Oi Mena!!!
Mais um chinelinho? Ficou legal!!Belo presente!!! Mas esse porquinho com ananás Hummm...amo comida agridoce!!!!Porque voce não faz um blog só sobre receitas???!!!Já pensou? Essa aí eu já salvei para mim...vou ver se faço o meu porco no domingo!!!Beijão, Malú

Sonia Facion disse...

Olá Mena!!!
Lindos os chinelos! Super originais!!!
Interessante esta cidade dos pequeninos.
Bjks
Sonia

Bijuterias D'encantar disse...

Olá :)
Realmente esta receita tb me parece igualmente deliciosa... e acho que a vou experimentar já hoje... depois conto-te como saiu :)

Beijinhos e obrigada por partilhares connosco coisas são boas :)

Habiba disse...

Estou encantada com as fotos que tens mostrado do portugal dos pequeninos...
Os chinelinhos ficaram muito bonitos! beijinhos

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Adorei o mundo das crianças.Sua receita paracem deliciosa.As sandálias de um modelo alegre para o verão estão lindas.
Obrigado querida pelo apoio e carinho.Que seu dia seja repleto de alegrias.bjtos.Nile.

Chocolate disse...

olá!!
os chinelos estão girissimos!!!
beijinhos ;)

Bijuterias D'encantar disse...

Olá...

Passei aqui pra te convidar a participar na troquinha que estou a organizar...

Conto contigo :)

Beijinhos

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?
k bela visita, mais uma vez,hehhe...
bem, agora andas mesmo num mundo maravilhoso, este e mesmo encantado,lol...
agradeço o miminho tb, tou a ver k tenho varias meninas a incluirem-me neste mimo,lol...fico muito feliz por isso.
adorei os chinelos, k pena k eu tenho de os meus pes n se darem bem nestas peças:(
ando sempre a nadar,lol...
para eles qt mais seguros tiverem melhor,senao é agua por todo o lado, transpiro imenso dos pes e das maos, mas tem muito a ver c esta maldita tiroide...
mas o k interessa neste comentario e elogiar os teus trabalhos,adorei...
fika bem,jinhos***

APO (Bem-Trapilho) disse...

pois é amiga, parece que confundi o nome das escritoras! :) eu sou terrivel para nomes! e quando estou cansada entao sou demais.

desculpa a demora em visitar-te mas ando a mil com a exposição de Agosto na Quinta do Conde (pormenores o Bem-Trapilho). tenho andado a terminar muitos trabalhos. muita coisa para tratar. e tenho já muitas coisas novas no Bem-Trapilho (http://bem-trapilho.blogspot.com/). passa por lá!

bjokas :)

Malu_zinha disse...

Olá Mena....
Vim retribuir a visita e aproveitar para elujiar as tuas chinelas.... são girissimas!!!

Beijokass