sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ó mar salgado!

As férias continuam e o calor também, felizmente. O vento, mesmo sem ser convidado, aparece, por aqui, muitas vezes. Nós continuamos a deambular pelas praias vizinhas, onde o mar é rei e senhor, embora a escolha se torne, por vezes, difícil.
Deixo-vos aqui, então, mais umas fotos de Peniche muito bem acompanhadas, desta vez, com poemas de Fernando Pessoa. Espero que gostem!

O Infante

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce,
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

O Horizonte

Ó mar anterior a nós, teus medos
Tinham coral e praias e arvoredos.
Desvendadas a noite e a cerração,
As tormentas passadas e o mistério,
Abria em flor o Longe, e o Sul sidério
'Splendia sobre as naus da iniciação.

Linha severa da longínqua costa -
Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta
Em árvores onde o Longe nada tinha;
Mais perto, abre-se a terra em sons e cores:
E, no desembarcar, há aves, flores,
Onde era só, de longe a abstracta linha.

O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp'rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte -
Os beijos merecidos da Verdade.

O Mostrengo

O mostrengo que está no fundo do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: "Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?"
E o homem do leme disse, tremendo:
"El-Rei D. João Segundo!"

"De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?"
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso.
"Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?"
E o homem do leme tremeu, e disse:
"El-Rei D. João Segundo!"

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
"Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!"


Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Antemanhã

O mostrengo que está no fim do mar
Veio das trevas a procurar
A madrugada do novo dia,
Do novo dia sem acabar;
E disse: "Quem é que dorme a lembrar
Que desvendou o Segundo Mundo,
Nem o Terceiro quer desvendar?"

E o som na treva de ele rodar
Faz mau o sono, triste o sonhar,
Rodou e foi-se o mostrengo servo
Que seu senhor veio aqui buscar.
Que veio aqui seu senhor chamar -
Chamar Aquele que está dormindo
E foi outrora Senhor do Mar.





Abacate com mel


abacate
mel
canela em pó

Corte ao meio, no sentido do comprimento, os abacates e reserve as cascas, como mostra a foto em cima.

Polvilhe-as com canela.

Remova o caroço dos frutos e retire a polpa para um recipiente.

Em seguida misture o mel à polpa e esmague e envolva os ingredientes.

Polvilhe com canela e misture.

Finalmente, recheie com esta mistura as metades dos abacates que antes tinham sido reservadas. Cubra de novo com canela e sirva enfeitado com um pauzinho de canela.



Miminhos

Este prémio veio destas meninas - artescompanhia.blogspot.com e artesromao.blogspot.com, passem por lá e vejam as maravilhas que elas fazem!... Obrigada, amigas.

O Prémio Luz deve ser concedido a 7 pessoas generosas, espontâneas e alegres.

As regras são:
-Colocar o link da pessoa que nos deu o prémio.
-Colocar o link das 7 pessoas escolhidas para receber o prémio.
-Responder às 2 questões:

Qual é a tua maior virtude? - Amiga leal

Qual é o teu maior defeito? - crítica


Este prémio veio das meninas referidas anteriormente e desta também. Passem pelo blog delas e vejam os seus maravilhosos trabalhos! Obrigada, amigas.

O Selo de qualidade, Arte Ponto Vida, foi criado para homenagear e reconhecer o trabalho de Blogueiras e Blogueiros, cujos Blogs incentivam a Terapia do Artesanato.

As regras do Selo de qualidade são:
1) Indicar de quem você o Recebeu!
2) Dizer porque você resolveu criar o seu blog?

Criei o meu blog para mostrar os meus trabalhos, escrever, dar a conhecer a poesia e a literatura que se escreve em português, partilhar conhecimentos, criar novas amizades...

3) Dizer qual o é o Seu Artesanato Preferido?

Gosto de tudo o que faço, mas a minha verdadeira paixão é criar novas peças a partir de experiências, misturar materiais, inovar...

4) Homenagear outros 13 blogs com os quais você mais se familiariza!

Vou passar estes dois prémios a todas as meninas que ainda não os tenham, pois gosto e admiro os trabalhos de todas as meninas que me visitam e que eu visito. Aqui ficam para quem os quiser levar.



Trabalhinho: colar multicolor




6 comentários:

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!
Lido esses lugares, vcestá me deixando cada vbez mais apaixonada por Portugal.
Querida lido o colar.
Obrigada pelos mimos.
tenha um belo fim de semana.
Com carinho

Sonia

Habiba disse...

ola querida... obrigada pela vista! O colar esta lindo, super colorido, adorei... beijinhos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Querida amiga
Tudo bem contigo?
Como hoje é sábado, tenho cá a família toda, pois ainda estou na aldeia com os netinhos, vim espreitar as novidades, aquela gente toda toma conta dos meninos..

Passei no teu cantinho, não encontrei sitio para te deixar umas palavrinhas, por isso venho dizer-te que adorei tudo, como aliás é costume!
As fotos e textos espectaculares. a receita é melhor não falar, o colar que colorido tão lindo.
Continuação boas férias
Um Beijinho
Cassilda

Ah! já me inscrevi no....net...qualquer coisa, conforme o mail que me enviaste, agora preciso de tempo para editar...mas vou arranjar!
Mais um beijinho!
Cassilda

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá!
muito obrigada pelos mimos, já estao devidamente agradecidos lá no blog.
e adorei o colar!
bjokas

Atelier da Casaleira disse...

olá bom dia Mena, tudo bem?Espero que sim.

Gostei das fotos de Peniche,pois relembrei-me os dias que eu passei de férias este ano:)

Gostei também dos trabalhos em slide.

um beijinho

mfc disse...

Boa escolha a de Fernando Pessoa paar legendar essa fotos bonitas.
O abacate fez-me salivar... e os colares giríssimos!