quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os géneros narrativos: a Epopeia

Os Géneros Narrativos: a Epopeia

A Epopeia, a que também se chama poema épico, é talvez um dos géneros narrativos mais antigos, tendo raízes anteriores à escrita. As epopeias mais famosas são:

  • A Ilíada - A cólera de Aquiles, como se anuncia desde o primeiro verso, é o motivo central da epopeia do poeta grego Homero. A acção da Ilíada situa-se no nono ano depois do começo da guerra de Tróia, travada entre gregos e troianos, que duraria um ano mais, e abarca no conjunto cerca de 51 dias.
  • A Odisseia também de Homero relata as aventuras de Ulisses no seu regresso a casa, depois da Guerra de Tróia.
  • A Eneida de Virgílio conta a fundação de Roma pelo herói Eneias.
  • Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões narra a viagem de Vasco da Gama à Índia (descoberta do caminho marítimo para a Índia) e a História de Portugal.

Durante a Idade Média, foram escritos grandes poemas épicos mas, não correspondendo à epopeia clássica (presença de deuses da Antiguidade Clássica...), foram denominados Canções de Gesta. Duas das mais famosas são a Canção de Rolando ou o Cantar de Mio Cid.

Também no Renascimento, houve muitos autores que cultivaram este género. A Divina Comédia de Dante, por exemplo, é uma epopeia que narra uma viagem ao "submundo" cristão (o Céu e os Infernos). Não é, no entanto, uma Epopeia Heróica, como é o caso de Os Lusíadas, já que não explora os feitos heróicos de um herói, é sim uma Epopeia Didáctica ou Epopeia Filosófica.

A epopeia é, basicamente, uma narrativa em verso. O seu objectivo é exaltar a grandeza e a glória de actos, eventos e personagens, pelo que recorre a um estilo elevado, com recurso a abundantes figuras de estilo. Obedece ainda a um cânone (conjunto de regras) rígido. Eis as características determinantes da epopeia clássica:

  • Estrutura Interna:
    • Proposição - o poeta anuncia o tema que pretende tratar e define o objecto da matéria épica.
    • Invocação - o poeta dirige-se a uma entidade divina, pedindo-lhe que o inspire na composição do poema ou que o instrua sobre os acontecimentos da acção.
    • Dedicatória - surge tardiamente; era dirigida a um mecenas que protegia o poeta.
    • Narração - corresponde ao relato dos acontecimentos da acção; inicia-se in media res (a meio da acção).

  • Elementos Determinantes:
    • Acção - deve ser una, mas incluir vários episódios que se relacionem intimamente com a acção principal, enriquecendo a epopeia.
    • Personagens - o protagonista é de alta estirpe social e deve revelar um alto valor moral.
    • Maravilhoso - deve sempre possuir um plano mítico, ou heróico, recorrendo-se à mitologia.
    • Estilo e Versificação - estilo elevado e grandiloquente, adequado à majestade da matéria tratada.




Bacalhau no forno com molho de coco

1 colher (sopa) de manteiga

4 postas de bacalhau

orégãos a gosto

batatas cortadas às rodelas


Molho

1 cebola pequena picada

sal

1 dente de alho

pimenta

0,5 dl de azeite

1 chávena (chá) de molho de tomate

1 frasco / lata de leite de coco

1/2 chávena (chá) de vinho branco


Lave bem o bacalhau e leve-o ao lume num tacho com água. Deixe ferver por uns minutos, mas não o deixe cozer completamente. Escorra e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga, junto com as batatas.

Molho

Leve ao lume num tachinho o azeite, o alho e a cebola e aloure. Adicione o molho de tomate e o vinho, tempere com sal e pimenta. Com a panela destapada, cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Retire do fogo, junte o leite de coco e mexa bem.

Pulverize o bacalhau com orégãos, cubra com o molho e leve ao forno por 20 minutos ou até que as batatas fiquem cozidas.

Sirva com uma boa salada mista.
Bom apetite!


Trabalhito:
porta-chaves


Prémio Pedagogia do Afecto


Ganhei este prémio da minha amiga Sabrith. Obrigada pelo carinho, amiga!
Prémio Pedagogia do Afecto.
Este é um presente para os blogues que transmitem mensagens de amor, carinho, amizade.
Não precisa, necessariamente, ser um blogue com conteúdo voltado para educação.



Ao receber esse troféu deve-se...
1- Oferecer a 10 blogues que tem compromisso e afecto a educação.
2- Deve exibir a imagem do selo do troféu em seu blog que é o premio.
3- Deve linkar o blogue pelo qual você recebeu a indicação.
4- Deixar comentário nos blogues seleccionados permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.
a
Já que falamos de um prémio de afecto, acho justo premiar os que sempre passam por aqui, demonstrando carinho e afecto no meu cantinho...

Raquel
Paula
Beatriz
Siry
Eunice
Paula
Elsa
Mell
MarinaeBrunaartes
Cassilda




10 comentários:

Mellanie Evelyn disse...

Obrigada pelo premio. Tenho um para vc no meu blog.
Esse bacalhau parece maravilhoso. Minha avó fazia um bacalhau espetacular... era portuguesa ela.
O porta chaves está um mimo.
Beijus

Siry Pérez disse...

Amiga moito obrigada pe lo prémio.
Me siento muy feliz con tanta muestra de cariño y afecto.
Tu Blog es muy amigable, su contenido es maravilloso y me encantan las recetas de cocina y los trabajos de manualidades.
Me gusta visitar teu cantinho.

Beijinhos e parabens

APO (Bem-Trapilho) disse...

Obrigada amiga! fico muito contente de ser uma das seleccionadas por ti para receber este troféu. vindo de ti significa muito para mim! :)
e adorei o teu novo porta-chaves! lindo!!!
bjinhos grandes :)

Eunice Martins♥ disse...

OI AMIGA BOM DIA JÁ ESTOU LEVANDO O MEU PRÉMIO MUITO OBRIGADA PELO CARINHO E AMIZADE, ADOREI O SEU PORTA CHAVE E A RECEITA DO BACALHAU, BRIGADA POR PARTILHAR, BEIJOS E UM SANTO DIA.

Mónica disse...

Olá amiga ai que esse bacalhau deve estar uma delicia acredita que vou experimentar então eu que adoro coco!!
Beijokinhas e um bom resto de semaninha!!

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida Mena

Venho agradecer-te este miminho que me deixaste.

Obrigada pelas palavras que escreveste e por me incluires nesta carinhosa lista.

Vou postá-lo no meu blog de miminhos, como faço últimamente.

Agradeço-te também as tuas queridas palavrinhas deixadas no post das fotos do meu "nenuco".

Mas...vaidade á parte...ele é lindo não é?

Beijinhos minha querida
Cassilda

marinaebrunaartes disse...

OBG MENA!!
VOU JA LEVÁ-LO COMIGO!!!
BJS E UM BOM FIM DE SEMANA!!!

Chocolate disse...

olá querida! muito lindo o trabalho e parabens pelo prémio! beijinhos e bom fim de semana!

mfc disse...

Bacalhau?! Ahhh pois... sento-me já!

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Obrigada pelo comentário e palavras... Vim aqui dizer que podias postar o vídeo à vontade, mas já reparei que tomas-te a iniciativa!! É lindo, não é!!

Uma relíquia!

Estas e a anterior lição de gramática são óptimas!!

Obrigada pelo prémio do post anterior, vou postar logo!

Beijinho!

=')