segunda-feira, 16 de março de 2009

Tu, só tu, puro Amor...

IX
Episódio de Inês de Castro - linguagem e estilo

- das estrofes 119 - 121

A estrofe 119 apresenta-nos o Amor personificado como causa não só deste caso triste, mas também de todos os males. Assim, o poeta dirige-se ao Amor (personificação e apóstrofe), caracterizando-o antiteticamente: "Tu, só tu, puro Amor, com força crua / Que os corações humanos tanto obriga, / Deste causa à molesta morte sua / ... áspero e tirano..." ( repara na antítese: por um lado, o Amor é puro, atrai irresistivelmente o coração humano, mas por outro, age com força crua, é fero Amor, áspero e tirano). Por meio destas antíteses, o poeta pretendeu apresentar o amor como um sentimento contraditório, continuamente a seduzir (que os corações tanto obriga), mas sempre pronto a gerar as maiores tragédias (tuas aras banhar em sangue humano).
O poeta apresenta aqui o Amor mais do que personificado: é uma autêntica divindade sedutora que oferece com uma mão o prazer, mas com a outra, a tragédia da dor e do sofrimento. Esta estrofe é uma poetização da causa da tragédia de Inês: tudo sucedeu por causa do amor. Daí a insistência dos vocativos (apóstrofes), atacando o amor: Tu, só tu, puro Amor... fero Amor, áspero e tirano...
Passamos agora às estofes 120 e 121. O poeta apresenta-no Inês, linda, jovem, apaixonada e saudosa, o que é sugerido nos adjectivos e expressões: "linda Inês", "de teus anos colhendo doce fruito", "naquele engano de alma ledo e cego" ( dupla adjectivação e antítese), "nos saudosos campos do Mondego", "de teus formosos olhos nunca enxuito" (a persistência das lágrimas, mas apenas de saudade), "as lembranças que na alma lhe moravam" (o verbo morar - verbo expressivo - sugere a persistência das lembranças), "doces sonhos que mentiam" (a antítese entre os sonhos que eram doces, mas mentiam), "pensamentos que voavam" (metáfora, sugerindo a facilidade com que a sua imaginação se transportava até ao príncipe). Os dois últimos versos desta estrofe (120) são muito expressivos: "Aos montes ensinando e às ervinhas / O nome que no peito escrito tinhas". Esta bela imagem, em que a natureza nos aparece personificada (como confidente) a ouvir as confidências de Inês, sugere que a causa dos únicos cuidados e saudades que toldavam um pouco a sua felicidade era conhecida até pelos montes e ervinhas: o amor do seu príncipe bem gravado no coração.
Mas as duas estrofes que estamos a analisar dão-nos ainda a imagem de uma mulher apaixonada e feliz, embora essa felicidade fosse já toldada pelas saudades do príncipe, tantas vezes ausente. Esta felicidade, ainda um tanto despreocupada de Inês (ela estava longe de prever a fatalidade que a esperava) é sugerida sobretudo pelas expressões: linda Inês, colhendo o doce fruito de teus anos e quanto enfim cuidava e quanto via /Eram tudo memórias de alegria. Esta felicidade despreocupada de Inês é posta antecipadamente, no texto, como contraste com a infelicidade inesperada que sobre ela se vai abater. Ela não sabia das intrigas que contra ela se moviam. Quando a tragédia sobre ela se abater, o poeta tem o ambiente preparado para a fazer surgir como vítima inocente. Além disso, a imagem que o poeta nos dá de Inês, em que a felicidade aparece um tanto toldada pela saudade da ausência, reveste-se de um encanto de tonalidades românticas, que a tornam mais sedutora e revelam a exaltação emocional posta por Camões no tratamento desta mísera e mesquinha, que depois de morta foi rainha.
Mas se é verdade que nestas duas estrofes (120 e 121) se observa ainda uma certa felicidade despreocupada de Inês, surgem aqui já expressões premonitórias, ou presságios da tragédia iminente: Naquele engano de alma, ledo e cego, / que a fortuna não deixa durar muito. Aquela felicidade de Inês era afinal um engano de alma, ledo e cego (antítese) que o destino (a fortuna) não deixará durar muito. Significado premonitório de mau presságio tem ainda a expressão doces sonhos que mentiam (a felicidade era enganadora).
Como características estilísticas, nota ainda o uso persistente do imperfeito do indicativo e do gerúndio, tornando a narração-descrição mais visualista (estavas, colhendo, ensinando, tinhas, respondiam, moravam, traziam, etc.) e a frequente inversão da ordem das palavras (hipérbato), o que se verifica nos versos 2 e 3 da estrofe 120 e nos quatro primeiros versos da estrofe 121.

X


Fenómenos fonéticos


SONORIZAÇÃO - É a passagem de uma consoante surda a sonora. Isto só acontece se a consoante surda estiver em posição intervocálica:


- de p para b:


capio > caibo

lupu > lobo

sapui > soube


- de t para d:


civiate > cidade

citu > cedo

maritu > marido


- de c para g:


pacare > pagar

aqua > água

aquila > águia


- de c (+e, +i) para z:


acetu > azedo

vicinu > vizinho

facere > fazer


- de f para v:


profectu > proveito

aurifice > ourives


A passagem de b para v tem o nome de DEGENERAÇÃO:


- de b para v:


caballu > cavalo

faba > fava

populu > pobo > povo


PALATALIZAÇÃO - A Palatalização consiste na transformação de um ou mais fonemas numa palatal. Geralmente isto acontece com:


- n + vogal (e, i) > NH:


vinea > vinha

aranea > aranha

seniore > senhor

junio > Junho


- l + vogal (e, i) > LH:


palea > palha

folia > folha

juliu > Julho


- d + vogal (e, i) > J:


video > vejo

hodie > hoje

invidia > inveja


- pl, cl, fl > CH:


pluvia > chuva

implere > encher

clave > chave

masculu > masclu > macho

flamma > chama

inflare > inchar


- cl, pl, gl > LH:


oculu > oclo > olho

apicula > apecla > abelha

scopulu > scoplo > escolho

tegula > tegla > telha


- sc, ss (i, e) > X:


pisce > peixe

passione > paixão

miscere > mexer

russeu > roxo


- s (i) > J:


cerevisia > cerveja

basiu > beijo

ecclesia > igreja


DITONGAÇÃO - É esta a denominação correspondente à passagem de um hiato, ou de uma vogal, a ditongo:


malo > mao > mau

sto > estou

do > dou

arena > area > areia

A Mena na cozinha

Bolo de nozes

5 ovos
125 g de açúcar
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de mel
200 g de miolo de noz
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de erva-doce em pó
200 g de farinha
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó


Aqueça o forno a 180º . Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicione o azeite e o mel, continuando a bater. Misture as nozes picadas, a canela e a erva-doce. Bata as claras em castelo e no fim junte-lhe as duas colheres de açúcar, continuando a bater até ficarem bem firmes. Junte ao preparado, envolvendo bem, sem bater. Misture o fermento com a farinha e adicione ao preparado anterior, sem bater, até ficar bem incorporada. Deite numa forma untada com margarina ou pincelada com azeite, polvilhe com farinha e leve ao forno cerca de 30 minutos. Quando estiver quase cozido, enfeite com meias nozes. Este bolo é uma delícia e muito perfumado.
Bom apetite!



Trabalhinho:

Pregadeira / Alfinete



Desafio do Nome


Recebi esse desafio da Sabrith e da Sónia e adorei! Achei bem interessante...

Regras:
Copie as perguntas e apague as minhas respostas, porque você deverá responder de acordo com a primeira letra do seu nome.


- Qual é o seu nome: Filomena
- Uma palavra com 9 letras: Fatuidade

- Um nome de menina: Fátima
- Um nome de menino: Francisco

- Uma profissão: Farmacêutico

- Uma cor: Ferrugem
- Algo de vestir: Fato
- Uma bebida: Fanta

- Uma comida: Frango
- Algo que encontramos no banheiro: Frascos
- Um lugar: França

- Algo que se grita: Fogo!

Repasso para as cinco primeiras pessoas que comentarem e quiserem levar o desafio.



4 comentários:

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!

Agradeço, mas acho que vc não leu, eu mandei esse desafio prá vc tbm, está no meu blog de mimos.
Vê lá o seu nome.

Bjks

Sonia

Chocolate disse...

oiii!
ja respondi a este desafio heehhe
é mt engraçado!
adorei o trabalho. beijinhos e boa semana!

Coração de Feltro disse...

Olá
Passei para espreitar as novidades e desejar 1 boa semaninha.
Bjinhos do Coração <3
Miká

artes_romao disse...

boa noite,td bem?
novidades fantásticas.
este bolo fica sempre tao bom, hummmm...
o acessório tb esta um mimo,parabens.
fika bem,jinhos***