sábado, 17 de julho de 2010

Apetece-me dançar (na praia)



A Praia da Gralha fica a menos de 1 km de São Martinho do Porto. Esta praia tem um areal muito extenso em forma de concha, rodeada de arribas, o que lhe dá uma beleza natural ímpar. De mar revolto, não tem quaisquer infra-estruturas de apoio na areia, sendo escolhida por praticantes de parapente e de pesca desportiva.


José Gomes Ferreira

O sujeito poético inicia o poema com a forma verbal "Apetece-me". O seu desejo é "dançar ao som do luar". Este som só é audível para alguns homens: Mozart, Beethoven e o próprio sujeito poético. É um som único, especial, só podendo ser ouvido por excelentes compositores/criadores e por admiradores da Beleza/Perfeição.
O sujeito poético expande-se por vários espaços: céu ("ouço no céu"); terra ("danço na terra"); Ar (" Sou eu, pelo Ar"); lua ("Sou eu, o luar").
O sujeito poético dança com pés de cetim, na terra, na rua, ao som do luar. Este som é tão sublime, belo e perfeito que a dança do eu lírico é também delicada, perfeita e bela. Esta metáfora sugere que os passos de dança do sujeito poético são como os da bailarina, delicados e perfeitos. A dança é a poesia, os versos belos, perfeitos, delicados que o sujeito lírico escreve à luz inspiradora do luar como se lhe fossem ditados, transmitidos, daí o sujeito dizer "o som do luar".
De salientar o carácter repetitivo do poema: "Ouviu-o" (repetição) - destaque de grandes compositores; "Sou eu" (repetição) - centraliza toda a emoção na sua pessoa. Repetição de sons (c/s) na terceira estrofe: "sou", "ouço", " céu", "danço", "pés", "cetim" - aliteração.
A dança ao luar significa a alegria de viver, o luar é fonte de vida, gerador de beleza e perfeição. Os versos finais entre parênteses significam que o íntimo do sujeito poético é fonte de toda a emotividade do poema, a alegria de viver, o poder da criatividade, brotam do íntimo do eu lírico. O luar foi gerado pelo sujeito poético e foi atirado por ele para a lua. O luar é algo tão perfeito, belo e delicado que só pode ter sido gerado por poetas.






A Mena na cozinha

Salada de Verão

Massa (lacinhos)
alface
pimento vermelho
queijo
tomate
pepininhos em conserva
ovos
atum
sal
pimenta
azeite
vinagre

Coza a massa e os ovos. Corte a alface em juliana, o tomate e o queijo aos cubinhos, o pimento e os pepinos aos pedacinhos. Junte tudo com o atum e envolva. Tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre e decore com os ovos, cortados aos gomos, folhas de alface e pepinos de conserva.
Se preferir, pode substituir o azeite e o vinagre por maionese.
Bom apetite!






Trabalhinhos:


3 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Apetece dançar Sim!
Numa praia assim, praticamente deserta apetece correr, dançar, disfrutar ao máximo dela...e ao som de tão bela música ainda mais!

A saldada soube-me bem neste dia quente!

Bjs.

Maria Cusca disse...

Olá Mena.
Claro que apetece dançar!
Essa praia é linda.
Obrigada pelo poema de José Gomes Ferreira.
O trabalho está lindo e a salada linda e fresquinha.
Jinhos e uma óptima semana.

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!!

Linda essa poesia e a praia tbm!!!!

Ai que saudades de uma praia ensolarada, aqui está muito frio ainda!!!!!!

Boa semana

Sonia