segunda-feira, 11 de outubro de 2010

E se...





O Comunicado

O comunicado é um aviso ou informação de uma determinada entidade que deve ser afixado num local público ou divulgado através dos media.
O comunicado obedece a uma estrutura específica, deve começar por indicar o assunto a tratar, definir que se trata de um comunicado, identificar a entidade responsável, a data e o local. No corpo do texto faz-se a exposição do assunto de uma forma sucinta, utilizando uma linguagem objectiva e clara, daí a tendência para se apresentar este tipo de texto numa estrutura por tópicos.


O Protesto


Para se elaborar um protesto é necessário ter em conta uma série de passos: após a saudação, o texto deve apresentar uma introdução onde se expõe a denúncia ou queixa de uma determinada situação; em seguida, no desenvolvimento discursivo, colocam-se os argumentos que corroboram a denúncia, como por exemplo, as consequências da situação; por fim, em tom conclusivo, deixa-se um apelo de forma a que a situação se resolva, rematando com uma fórmula de despedida.


A Reclamação

A reclamação por escrito serve para apresentar uma queixa ou fazer um reparo de uma situação que não se considera correcta ou própria. Deve referir-se a factos concretos e ser desenvolvida de uma forma clara, objectiva, respeitando uma determinada ordem de formalidade. A forma de carta deve possuir a seguinte estrutura: fórmula de saudação, exposição do assunto, fundamentação dos factos reclamados, pedido de compensação, assinatura, data e local.



A Mena na cozinha

Batido de manga

1 manga
gelo
1 copo de leite
açúcar

Leve todos os ingredientes à máquina dos batidos e...

Delicie-se!



Trabalhinhos:



2 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Como sempre um perfeito post instrutivo.

Enquanto li saboreei o batido de manga.

Gostei muito do anel.

Bjs.

Sarinna Explosaneixon disse...

olá , não tenho dedicado tempo ao meu blog mas ando a tratar disso vou arranjar mais concertos!! Agora até vou ter uma banda!!!
bj!