sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pronomes pessoais átonos


Colocação dos pronomes pessoais átonos

1. Os pronomes pessoais átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes - com função de complemento directo e indirecto) colocam-se

depois do verbo nas frases:

· simples (declarativas, afirmativas e activas). Ex.: Eu chamo-me Pedro.

· coordenadas (declarativas, afirmativas e activas). Ex.: A Joana comprou um livro e leu-o.

antes do verbo

- nas frases:

· negativas. Ex.: O professor nunca me repreendeu.

· interrogativas. Ex.: Quem o chamou?

· exclamativas ou que exprimam um desejo. Ex.: Deus nos ajude!

· subordinadas. Ex.: Quando te vi, fiquei apaixonada.

· alternativas. Ex.: Ou os terminas agora ou os entregas amanhã.

- com:

· pronomes indefinidos, desde que antes do verbo. Ex.: Todos nos cumprimentaram.

· certos advérbios, desde que antes do verbo. Ex.: Talvez te telefone amanhã.

no meio da forma verbal quando a frase se encontra no:

· futuro simples do indicativo. Ex.: Ela dar-to-á se vieres cedo.

· condicional. Ex.: Tu mostrar-mo-ias se fosses simpático.

2. Os pronomes pessoais átonos colocam-se

depois do verbo principal quando este se encontra no infinitivo;

Ex.: Tu consegues alegrar-me.

depois do verbo auxiliar quando o verbo principal se encontra no gerúndio ou no particípio passado;

Ex.: Ia-me esquecendo de avisar o Manuel.

antes do verbo auxiliar quando a frase:

está na negativa. (Ex.: Não se pode ser irresponsável.);

é iniciada por um pronome ou advérbio interrogativo ou exclamativo. (Ex.: Como se pode ser tão brilhante?);

é subordinada. (Ex.: Tu disseste que me ias trazer o jornal e não trouxeste.);

é iniciada por certos advérbios. (Ex.: Eu já te tenho encontrado várias vezes no teatro).