segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma banana por dia…


… nem sabe o bem que lhe fazia!

Está a sentir-se com pouca ou nenhuma energia, então coma ao meio da mana ou ao lanche uma banana.

A banana contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com fibra, dá um instantâneo e substancial aumento de energia.

Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem a energia suficiente para 90 minutos de exercício físico. Não é por acaso que a banana é a fruta nº 1 dos atletas.


A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande número de doenças, tornando-se obrigatória na sua dieta diária.


Vejamos então:

- Anemia

Contendo muito ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.


- Tensão arterial

Contém um elevadíssimo teor de potássio, mas um teor reduzido de sódio, tornando-a perfeita para combater a tensão alta. Tanto que a FDA (agência americana responsável pelo controlo de alimentos e remédios) autorizou as indústrias de bananas, a informar oficialmente a redução do risco de tensão alta e enfarte.


- Capacidade Mental

200 estudantes de uma escola em Twickenham (Middlesex) tiveram a ajuda da banana (ao pequeno almoço, lanche e almoço), para elevar a sua capacidade mental.

A pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam os alunos a aprender e a manter-se mais alerta.

- Intestinos

Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.


- Depressão

De acordo com uma pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, muitas sentiram-se melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém “trypotophan”, um tipo de proteína que o organismo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar a sensação de bem-estar.

- Ressaca

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um batido de banana com leite e mel.

A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e hidrata o sistema.


- Azia

As bananas é um anti-ácido natural. Se sofre de azia, experimente comer uma banana.

- Enjoo Matinal

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

- Picadas de Mosquito

Antes de usar fármacos, experimente esfregar a parte interna da casca da banana na região afectada. Muitas pessoas obtêm resultados excelentes e imediatos. A casca da banana reduz o inchaço e a irritação das picadas.

- Nervos

As bananas contêm um elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.


- Excesso de Peso e stresse no trabalho

Estudos do Instituto de Psicologia, na Áustria, mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comida, como chocolate e biscoitos. Examinados 5 mil pacientes em hospitais, os pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue.


- TPM

Esqueça as pílulas e coma uma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afectam o humor.


- Úlcera

Usada na dieta diária contra desordens intestinais, a banana é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crónica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.


- Controlo de temperatura

Muitas culturas vêem a banana como uma fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura física como a emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebés nascerem com temperatura baixa.


- Desordens afectivas ocasionais

A banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contém um estimulador natural do humor, o “trypotophan”.


- Fumo

As bananas podem ajudar as pessoas que estão a deixar de fumar, porque os seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta da nicotina no organismo.


- Stresse

Potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigénio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no nosso corpo.

Quando stressados, a taxa metabólica eleva-se, reduzindo os níveis de Potássio, que podem ser reequilibrados com a ajuda da banana.


- Enfarte

De acordo com uma pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarte em cerca de 40%!


- Verrugas

Os naturalistas afirmam que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com gaze e adesivo.


Comparada à maçã, a banana tem:
• 4 vezes mais proteína,
• 2 vezes mais hidratos de carbono,
• 3 vezes mais fósforo,
• 5 vezes mais vitamina A e ferro;
• 2 vezes mais outras vitaminas e sais minerais.
• Também é rica em potássio e, como um todo, a banana é um dos alimentos mais valiosos.

Ficou convencido?

4 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Uma fruta que como diariamente.

Bjs.

Rita disse...

Fazes muito bem Elisa!

mfc disse...

Eu também... mas nada de maus pensamentos!

armalu,blogspot.com disse...

Lindo adorei te conhecer no blog. Beijo