sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carta aberta aos emigrantes


Um pavão em Paris




Caros amigos emigrantes:

Não sei se já vos chegou aos ouvidos que Sócrates, o ex-primeiro ministro do vosso querido país, vai viver para Paris. Diz que vai estudar filosofia. Portanto, tende cuidado. Sobretudo, jovens, tende muito cuidado. Evitem, por exemplo, frequentar o "quartier Latin", na zona que circunda a Sorbonne, onde provavelmente Sócrates, o aprendiz, irá estudar Sócrates, o mestre.

Tomai este conselho por bom, pois conheço bem a cidade, e conheço ainda melhor o futuro estudante. Cautela com a sua postura estudada, e com a conversa de papagaio; atenção ao seu trejeito e à possível gabarolice; Se tiverdes a desdita de ter de o ouvir nalguma esplanada de um qualquer Boulevard, escutai-o com muita atenção para não haver percalços nem confusões; se vos disser que vai de carro para a Sorbonne, olhai que é de Metro; Se vos aparecer de Ferrari, desconfiai, pois pode a bomba ser de um amigo.

Quereis vê-lo longe de vós?

Então, tentai não frequentar certos lugares: o Lido ou o Moulin Rouge, à noite; o Bois de Boulogne, de dia... ou à noite; as boutiques Pierre Cardin, Yves Saint Lorent, ou Hugo Boss.

Se, por fraqueza, lhe pedirem um autógrafo, não vos deslumbreis com o dourado da sua caneta, pois aquilo pode ser lata.


Daqui: CR


Sem comentários: