terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cesário Verde - A questão social


"A mim o que me rodeia é o que me preocupa." escreveu Cesário Verde a um amigo, Silva Pinto, o que revela o seu profundo empenhamento social. Há, efectivamente, na sua poesia, de carácter impressionista, um sujeito poético atento a tudo o que o rodeia, captando instantes do quotidiano e da realidade social, e que revela:
  • a simpatia pelas classes oprimidas
Povo! No pano cru rasgado das camisas
Uma bandeira penso que transluz!

Com ela sofres, bebes, agonizas:
Listrões de vinho lançam-lhe divisas

E os suspensórios traçam-lhe uma cruz!

Cristalizações

(...) E algumas, à cabeça, embalam nas canastras
Os filhos que depois naufragam nas tormentas.


O Sentimento dum Ocidental

  • a identificação com os mais pobres, os mais desfavorecidos, os marginais
O quadro interior, dum que à candeia,
Ensina a filha a ler, mete-me dó!

Gosto mais do plebeu que cambaleia,

Do bêbado feliz que fala só!


Noite fechada

  • a consciência de que a rudeza do povo é imprescindível
Pobre da minha geração exangue
De ricos! Antes, como os abrutados,

Andar com uns sapatos ensebados,
E ter riqueza química no sangue!


Nós

  • a revolta contra a sociedade pela miséria social
Dói-me a cabeça. Abafo uns desesperos mudos:
Tanta depravação nos usos, nos costumes!


Contrariedades

  • a solidariedade com as vítimas das injustiças sociais
Sentei-me à secretária. Ali defronte mora
Uma infeliz, sem peito, os dois pulmões doentes;
(...)


Pobre esqueleto branco, entre as nevadas roupas!

Tão lívida! O doutor deixou-a. Mortifica.

Lidando sempre! E deve a conta à botica!

Contrariedades

  • a ausência de paternalismos quando se refere ao povo
Oh! Que brava alegria eu tenho, quando
Sou tal e qual como os mais! E, sem talento,

Faço um trabalho técnico, violento,
Cantando, praguejando, batalhando!


Nós

  • a denúncia das arbitrariedades do poder
Saí; mas ao sair senti-me atropelar.
Era um municipal sobre um cavalo. A guarda

Espanca o povo. Irei-me; e eu, que detesto a farda,

Cresci com raiva contra o militar.


Humilhações

  • a constatação de que o povo é dominado por uma oligarquia poderosa, de que a "milady" constitui o paradigma
Mas cuidado, milady, não se afoite,
Que hão-de acabar os bárbares reais,

E os povos humilhados, pela noite,

Para a vingança aguçam os punhais.


Deslumbramentos


Concluindo, convém referir que o interesse de Cesário Verde pela temática social não é apenas consequência da sua observação atenta do real, mas também do seu posicionamento político. Durante a sua curta vida, este poeta foi mais conhecido como simpatizante da causa republicana do que como poeta.

Sem comentários: