quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Síntese das características da poesia ortónima


Aspectos temáticos
  • Teoria do fingimento artístico;
  • intelectualização das emoções, do sentir;
  • obsessão pela auto-análise;
  • A dor de pensar;
  • distância entre sonho e realidade;
  • desconhecimento de si próprio;
  • desconhecimento de si próprio;
  • incapacidade de fruir a plenitude da vida;
  • inadaptação social, que culmina no tédio;
  • tédio perante a existência;
  • ansiedade metafísica - consciência dolorosa do mistério que enforma o mundo sensível;
  • saudade de um tempo perdido, que equivale ao tempo em que o poeta sonha ter sido feliz (a infância ou aquele momento em que se teria estabelecido a comunhão entre o Homem e Deus);
  • Consciência de que o mundo perceptível é uma cópia de outro mundo, a que o ser humano não tem acesso;
  • ocultismo como fonte de explicação da realidade;
  • recusa da ciência como forma de explicação da realidade das coisas;
  • fragmentação do eu;
  • tédio, angústia existencial, náusea, solidão interior, melancolia.

Aspectos formais
  • linguagem simples e sóbria, a nível lexical e sintáctico;
  • linguagem simbólica e esotérica;
  • linguagem de fácil entendimento, mas rica de sugestões (o inefável, as realidades imanentes, o êxtase);
  • nalguns poemas, léxico conotado com o ocultismo;
  • reminiscências da lírica tradicional popular - repetições, rima interna, cruzada e emparelhada, métrica curta (redondilha menor e maior), estrofes curtas (concisão da quadra ou quintilha);
  • suavidade rítmica e musical;
  • recorrência frequente à adjectivação;
  • comparações; metáforas; imagens;
  • uso de paradoxos, que traduzem a racionalidade excessiva;
  • associações ousadas de vocábulos;
  • recurso a imagens-símbolo;
  • aliterações, onomatopeias.

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