sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ponte D. Maria e Barragem de Santa Clara-a-Velha


A Ponte D. Maria (também chamada de "ponte romana" apesar de não ser dessa altura) foi construída a mando de D. Maria para que as tropas pudessem passar para o Algarve.


Ponte de Dona Maria


A Ponte D. Maria é também conhecida como Ponte de Santa-Clara-a-Velha ou localmente como Ponte Romana, por se situar perto da via romana que ligava Pax Julia (Beja) ao Algarve e cujos vestígios perduram ainda. A ponte foi no entanto construída na segunda metade do séc. XVIII e viria a sofrer uma derrocada parcial em meados do séc. XX, tendo sido reconstruída em 2004 por intervenção do IPPAR, uma vez que a Ponte está classificada como monumento de interesse municipal. A Ponte possui 2 arcos de volta perfeita e os talha-mares são revestidos a tijolo.









A 4 km da Herdade do Azinhal e da aldeia de Santa Clara-a-velha, fica a barragem de Santa Clara, uma das maiores barragens da Europa.


Trata-se de um espelho de água com quase 2000 hectares.


Aconselho um passeio por este lago gigante cheios de recantos e ilhéus, quase sempre com uma envolvente paisagem de floresta.


Nas  águas desta bela barragem pode praticar canoagem, remo ou pesca desportiva, abundam aqui o achigã, o pimpão e o lagostim.



 Local sossegado, torna-se ideal para os amantes da caça, pesca, dos desportos náuticos ou simplesmente para um período de descanso em perfeita harmonia com a natureza. 



Pode também descansar o olhar, admirando o vasto espelho de água da barragem,  rodeada de montes e vales, cobertos de intensa vegetação pintada de mil verdes.


Ouça música, enquanto projecta um passeio a Santa Clara-a-Velha...

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Agradou-me imenso o local!

Quem sabe um dia não irei!

Beijos.