terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma hora do teu tempo, pai!




“Um dia o pai chegou a casa tarde, como era costume, após um longo dia de trabalho. Vinha  cansado, o dia tinha sido muito intenso. Encontrou a sua filha de cinco anos à sua espera na sala.
Pai, posso fazer-te uma pergunta? – perguntou a menina, depois de  o cumprimentar.

- Sim filha. – respondeu o pai.
- Quanto é que tu ganhas à hora? – perguntou a criança num tom curioso.

- Porque é que queres saber isso? – tornou o pai num tom agressivo.

- Oh, diz lá quanto é que ganhas à hora? – perguntou novamente  num tom doce.

- Ganho 15€ à hora. – respondeu o pai chateado.

- Será que me podes emprestar 7,50€? – perguntou a filha com um sorriso.

- Pensas que isto é assim!? Eu não te vou emprestar dinheiro nenhum. Ainda és muito nova para isso. – disse o pai irritado.

- Desculpa, pai. – respondeu a garota triste e desapontada.
Entretanto, a menina despediu-se do pai e foi para o seu quarto.
 O pai sentou-se na sala e começou a pensar na situação. Após alguns minutos, e já mais calmo, resolveu ir ao quarto da criança perguntar o porquê de lhe ter pedido o dinheiro.
- Eu estive a pensar e fui muito duro contigo. Tive um dia cansativo acabei por descarregar sobre ti. – disse o pai.

- Não faz mal, pai. Eu compreendo. – respondeu a menina.

- Como sei que és responsável e raramente me pedes dinheiro, aqui tens os 7,50€ que pediste. – disse, entregando o dinheiro na mão da filha.

- Obrigada, pai. – gritou  entusiasmada.
Após um forte abraço entre os dois e alguns sorrisos, a filha levantou a almofada, tirou algumas moedas e começou a contar o dinheiro. 
O pai viu que a garota já tinha algum dinheiro escondido e começou a irritar-se novamente.
- Porque é que querias mais dinheiro se já tens algum!? – gritou. 
- Porque eu não tinha que chegue. – respondeu ela a sorrir.

- Não tinhas que chegue para quê!? – perguntou irritado.
A menina olhou para o pai e respondeu num tom decidido :
- Eu agora já tenho 15€. Posso comprar uma hora do teu tempo? Podes chegar a casa uma hora mais cedo amanhã? Eu gostava muito de brincar contigo.
O pai a chorar pediu desculpa à criança e abraçou-a.“

1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Comovente e muito comum nas famílias os pais não terem tempo para os filhos...
Beijinhos, querida amiga.