segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

De tarde



Urbano Tavares Rodrigues considera o poema "De Tarde" um "exemplo de arte parnasiana, narrativa e plástica, desejosa de naturalidade e de plena consecução formal".
A primeira quadra é a introdução do poema. Nos dois primeiros versos, o determinante demonstrativo "Naquele" (em + aquele = contracção da preposição “em” com o determinante demonstrativo “aquele”) e a forma verbal no Pretérito Perfeito o Indicativo "Houve" remetem para o passado, instaurando a memória como meio de representação poética. Nesta quadra introduzem-se ainda dois motivos que percorrem o texto: a simplicidade "uma coisa simplesmente bela / E que, sem ter história nem grandezas" e o carácter plástico da cena descrita "bela", "dava uma aguarela"; a simplicidade e o prazer estético aliam-se para justificar a descrição desta experiência vivida pelo sujeito poético, como se confirmará na última estrofe.
O poema esboça uma narrativa. É possível verificar a existência de categorias próprias do discurso narrativo, tais como: espaço (campestre) - "um granzoal" (v. 7), "em cima duns penhascos" (v. 9); tempo - "De tarde" (título), "Pouco depois... /...inda o sol se via" (vv. 9-10); personagens -"burguesas" (v. 1), "tu" (v. 5), "Nós" (v. 10); acção - um "pic-nic" (v. 1), "descendo do burrico, / Foste colher... (...) / Um ramalhete rubro de papoulas" (vv. 5 a 8), "Nós acampámos (...) / E houve talhadas de ..." (vv. 9 a 12)
A utilização destes elementos narrativos permite a criação de dois quadros: 1.º quadro (2.ª estrofe) - a burguesa, que desceu do burrico, colhendo papoulas; 2.º quadro (3.ª e 4.ª estrofes) - o "pic-nic", em cima dos penhascos, destacando-se a imagem do ramalhete de papoulas saindo do decote da "burguesa".
sugestões pictóricas relativas a: linhas - horizontal - o "granzoal" / vertical - os "penhascos"; volumes - "o ramalhete", "talhadas de melão", "damascos", "seios"; cor - "granzoal azul", "ramalhete rubro", "talhadas de melão" / "damascos" (sugestão de tons amarelados), "todo púrpuro", "a sair da renda / Dos teus dois seios" (sugestão de branco). A descrição é feita com base em sensações, sobretudo visuais: percepção visual explícita - cores, elementos do cenário (melão, damascos), "inda o sol se via"; percepção gustativa implícita - referência aos alimentos ( "E pão-de-ló molhado em malvasia" ).
A musicalidade do poema é obtida através das rimas (cruzadas), do ritmo dos versos e do recurso à aliteração: " A um granzoal azul de grão-de-bico", "Um ramalhete rubro de papoulas", "E houve talhadas de melão, de damascos, / E pão-de-ló molhado em malvasia"

Sem comentários: