terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!



A Ceia de Natal

Fazem parte dos pratos tradicionais da ceia de Natal inúmeras receitas. 
O termo consoada refere-se não só à ceia de Natal em família, mas também à troca de presentes na época natalícia, como modo de demonstrar carinho e amizade pela pessoa a quem se oferece a prenda.

A tradição da consoada surgiu na Roma antiga e tem na sua origem costumes pré-cristãos. No início, ramos vindos do bosque consagrados à deusa Estrénia, eram enviados aos magistrados como demonstração de respeito. Mais tarde, passou a oferecer-se mel, passas, figos, medalhas de ouro, entre outras coisas, e o acto tornou-se tão generalizado, que o povo passou a levar ao imperador da época uma oferenda em dinheiro. 
Também em Dezembro, durante as festas de homenagem ao deus Saturno, em Roma, as pessoas trocavam entre si oferendas: estatuetas ou velas de cera.
Foi a partir do séc. VII, com o papa Bonifácio, que a consoada ou entrega de presentes se transformou numa tradição cristã. Na época de Natal, o próprio papa distribuía pão entre o povo e recebia deste presentes variados.

Falando nos pratos tradicionais da ceia de Natal, é a partir do séc. XVI, que o peru se torna rei dos pratos tradicionais, principalmente na Europa.

O bacalhau com batatas e couves é o prato tradicional português mais confeccionado para a ceia de Natal, fazendo também parte da nossa tradição o peru assado ou o polvo à lagareiro. 
No Brasil é tradição, no jantar de Natal, a confecção de pernil de porco e do "chester" (frango seleccionado), além dos pratos tradicionais de Natal de origem portuguesa, como o bacalhau, os bolinhos/patéis de bacalhau, as rabanadas e os tradicionais frutos secos. 
Na Alemanha, é tradição comer-se carne de porco, ganso, javali ou veado, além das tradicionais salsichas.
Na Rússia, no Natal, que é celebrado a 7 de Janeiro, deliciam-se com uma refeição à base de grãos variados, fruta e mel, evitando-se a carne.
Na Jamaica, um dos elementos fundamentais, na ceia de Natal, é a ervilha, acompanhada por uma grande variedade de carnes.
Em França, a ceia de Natal é mais sofisticada. Além do tradicional peru assado, os franceses juntam outras iguarias como a lagosta, as ostras, os caracóis e o "fois gras". 
Na África do Sul, a ceia de Natal tradicional é composta por legumes, arroz com passas, tarte de carne moída, peru assado e pudim. 
Na Austrália, como o Natal é celebrado no Verão, a ceia de Natal faz-se num piquenique, onde é comum comer peru, carne de porco e pudim de ameixa caramelizado. 
Em Espanha, a grande festa realiza-se no dia de Reis, e não pode faltar na mesa o tradicional presunto serrano, o "roscón de Reyes" (bolo semelhante ao nosso bolo-rei), marisco e borrego ou peru assado.

A ceia de Natal ou consoada, apesar de estar associada a uma tradição cristã, é realizada, hoje, em quase todo o mundo, e por muita gente não cristã. Os pratos nela confeccionados são variadíssimos, dependendo da região onde se celebra, mas o seu objectivo principal é igual em toda a parte: unir a família à volta da mesa de jantar para confraternizar e celebrar um tempo de paz e de amor.




1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Rita, minha querida amiga, espero que o teu Natal tenha sido muito bom. Desejo que tenhas um excelente ano de 2014.
Beijos.