terça-feira, 23 de dezembro de 2014

TIPO



Pois é, professora linda, cheguei... tipo... àquela parte do teste... em que fico, tipo, zonzo de tanto pensar! (Ah, o “professora linda” não é para engraxar, tipo, a professora sabe que a tratamos assim! E... tipo...  às vezes, é “professora linda e bacana”!).
Prontos, isto de fazer... tipo... uma composição já é bué complicado (Pronto, vou levar... tipo... nas orelhas, mas a culpa é... tipo... da professora que não nos deixa... tipo... usar corrector... Ah, pois é!) Mas, para que a professora saiba que eu até estou... tipo... com muita atenção nas aulas, até vou escrever quais são AS PALAVRAS... tipo... INADMISSIVEIS, aquelas... tipo... proibidas nas aulas de Português e nos testes... PRONTOS, BUÉ e BUÉS, À SÉRIA, MONTES, SUEG, YA, PERCEBESTES, OUVISTES... GAJO e GAJA... 
Mas... como dizia... a culpa é mesmo... tipo... da professora e da sua inimizade com o corrector... 
O meu problema, neste momento é... tipo... fazer uma composição sobre o tema que a professora... tipo... propôs! Tenho de ser... tipo... um faroleiro? Mas eu nunca vi um faroleiro?! E só vi um farol, tipo... por fora e ao longe! Ser, tipo, o capitão de um navio de guerra!? E o que faz... tipo... um capitão dum navio de guerra? Primeiro, nunca estive... tipo... dentro de um navio a sério; segundo, sei lá o que tipo de trabalho faz... tipo, um capitão... A única vez que andei, tipo, de barco, foi para ir às Berlengas e, professora, tipo, nesse dia aprendi que, tipo, a vida de mar não é mesmo, tipo, para um gajo como eu! Nem lhe vou contar, tipo, o que aconteceu, porque tinha de usar, tipo, daquele tipo de vocabulário INADMISSIVEL! Voltando, tipo, à composição... poderia ser um grumete, um simples marujo... mas que... tipo... de graça tem isso? E, tipo, que tipo de trabalho desenvolve um marinheiro? Escreveria, tipo, em cerca de, tipo, 200 palavras, como se lava, tipo, um convés?
Professorinha, sim, já sei que estou no oitavo ano!... tipo... não sei bem como! Mas sou um aluno, tipo, pouco inspirado. A professora, no outro teste, tipo, fez a composição (a correccção) e escreveu que era, tipo, um médico que tinha salvado uma tartaruga gigante... A professora tem, tipo, muita imaginação. Eu até disse, tipo, professora, como é que sabe, tipo, escrever, sobre uma profissão que não é, tipo, a sua! Cultura geral, tipo, muita leitura, tipo, muitos documentários... Ó professora, tipo, não é sobre faroleiros, capitães, grumetes, nautas... os temas de conversa que o pessoal tem... Tipo, para a próxima, pergunte-nos, tipo, que personagem gostaríamos de encarnar e não nos obrigue logo a ser, tipo, um faroleiro ou uma personagem qualquer, tipo, em vias de extinção!
Tipo, passou o tempo, tipo, não escrevi o que me pediu, tipo, ainda por cima, tipo,  ultrapassei o número de palavras exigidas, tipo, para escrever coisa nenhuma... TIPO... Desculpe, obrigá-la a dar-me, tipo 0 na composição.


D. – 8.º ano

Sem comentários: